Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Papa: sacramentos devem "traduzir-se em atitudes"

Dezenas de milhares de fiéis e curiosos estiveram reunidos na praça de São Pedro para ouvir o papa Francisco.
1 de Abril de 2013 às 13:14

O líder da Igreja Católica pediu esta segunda-feira aos cristãos que traduzam "no quotidiano" os sacramentos que receberam, manifestando as suas convicções "nos comportamentos, gestos e escolhas".

É preciso "expressar na vida o sacramento que recebemos (...) é o compromisso quotidiano, mas também a alegria quotidiana, a alegria de se sentir um instrumento das graças de Cristo", afirmou o papa, a partir da janela do apartamento papal do palácio apostólico.

"Cristo venceu o mal de forma plena e definitiva e cabe aos homens de todas as épocas receber esta vitória na sua vida e na realidade concreta da história e da sociedade", considerou.

Os sacramentos do batismo e da eucaristia "devem tornar-se na vida, e traduzir-se em atitudes, comportamentos, gestos e escolhas", afirmou.

Apesar do tempo instável, a multidão mostrou ao novo papa, Jorge Bergoglio, eleito a 13 de março, o entusiasmo e o calor habituais.

A mensagem da Páscoa, que corresponde na tradição cristã à morte e depois à ressurreição de Jesus Cristo, tem "um enorme potencial de renovação para a existência pessoal, para a vida das famílias, para as relações sociais".

No final da oração 'Regina Coeli' (rainha dos céus), o papa saudou a assistência com algumas palavras, referindo-se "aos peregrinos oriundos de vários continentes para participar neste encontro de oração".

"Boa Páscoa para todos, Boa Páscoa e bom almoço", concluiu. Mais uma vez, Francisco renunciou aos cumprimentos em línguas estrangeiras, mas demorou-se alguns minutos para benzer os fiéis que o saudavam.

Hoje à tarde, o papa visita "em privado" as escavações da necrópole sob a basílica de São Pedro, para rezar junto ao túmulo de Pedro, anunciou o Vaticano. 

A necrópole da basílica de São Pedro contém o túmulo identificado como o do apóstolo Pedro, sobre o qual foram construídas duas basílicas: a do imperador Constantino, construída por volta do ano 322, e a atual, iniciada no princípio do século XVI.

Os papas são conhecidos como os sucessores do apóstolo Pedro. Francisco é o 266.º líder da Igreja católica.   

papa francisco vaticano fiéis são pedro sacramentos páscoa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)