Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Papéis do 'divórcio' entre Reino Unido e União Europeia já estão assinados

Português João Vale de Almeida vai ser o primeiro embaixador da UE em Londres.
Ricardo Ramos 25 de Janeiro de 2020 às 10:14
Ursula von der Leyen e Charles Michel assinaram o acordo
João Vale de Almeida
Ursula von der Leyen e Charles Michel assinaram o acordo
João Vale de Almeida
Ursula von der Leyen e Charles Michel assinaram o acordo
João Vale de Almeida
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, assinaram esta sexta-feira em Bruxelas o Acordo do Brexit, que determina os termos da saída do Reino Unido da UE.

Apesar do significado histórico do momento, o documento foi assinado numa cerimónia discreta e sem discursos solenes, longe do frenesim mediático que marcou as negociações.

"Charles Michel e eu acabámos de assinar o acordo de saída do Reino Unido da UE, abrindo a porta à sua ratificação pelo Parlamento Europeu", publicou Von der Leyen no Twitter. Charles Michel foi mais emotivo e fez questão de deixar uma mensagem aos britânicos. "As coisas vão inevitavelmente ser diferentes, mas a nossa amizade continua", escreveu no Twitter.

O documento, que será aprovado pelo Parlamento Europeu no início da próxima semana, seguiu já para Londres para ser assinado pelo PM britânico, Boris Johnson, abrindo caminho à saída do Reino Unido da UE às 23h da próxima sexta-feira.

Numa primeira fase, pouco ou nada mudará, uma vez que o país continuará a fazer parte da união aduaneira e do mercado único.

Esta fase de transição dura até ao final do ano, período em que os dois lados vão tentar negociar a futura relação comercial. Já a partir de 1 de fevereiro, a UE será representada em Londres pelo diplomata português João Vale de Almeida, cuja nomeação como primeiro embaixador da UE no Reino Unido pós-Brexit foi esta sexta-feira oficializada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)