page view
Populares entre os escombros de edifício atingido por mísseis indianos na província paquistanesa do Punjab

Paquistão jura vingança após ataque da Índia

Aviação indiana bombardeou "campos terroristas" em retaliação por atentado que matou 26 turistas em Caxemira.

Aviação indiana bombardeou "campos terroristas" em retaliação por atentado que matou 26 turistas em Caxemira.

08 de maio de 2025 às 01:30

O Paquistão prometeu esta quarta-feira responder ao devastador ataque lançado pela Índia na noite de terça-feira, fazendo temer uma escalada militar de consequências imprevisíveis entre os dois arquirivais com capacidade nuclear. “Vamos responder na altura, local e maneira que consideramos mais adequada para vingar a morte de civis paquistaneses inocentes e a flagrante violação da nossa soberania”, afirmou o governo de Islamabad, que ordenou envio de reforços para a fronteira entre os dois países, na pior confrontação em mais de duas décadas.

O ataque da Índia foi uma resposta ao atentado terrorista que causou a morte de 26 turistas em Caxemira, no mês passado, atribuído pelo governo de Nova Deli a grupos terroristas islâmicos apoiados pelo Paquistão. Foram visados pelo menos nove alegadas “infraestruturas terroristas”, incluindo mesquitas e centros de treino, recrutamento e comando dos grupos Lashkar-e-Taiba e Jaish-e-Mohammed. “Se o Paquistão responder, a Índia também irá responder”, prometeu o governo indiano.

Pelo menos 26 civis morreram e mais de 40 ficaram feridas no ataque indiano, enquanto o Paquistão diz ter abatido cinco aviões indianos. Forças dos dois países trocaram ainda disparos de artilharia ao longo da ‘linha da controlo’ em Caxemira, os quais terão causado a morte de 13 civis do lado indiano e seis do lado paquistanês.

infografia

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8