Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Parceria com Cabo Verde "é para o futuro" - embaixador da UE

Na cerimónia estiveram presentes vários membros do Governo e da oposição de Cabo Verde.
17 de Novembro de 2014 às 21:26

A parceria entre Cabo Verde e a União Europeia (UE) é "para o futuro", garantiu esta segunda-feira à agência Lusa o delegado da Comissão Europeia (CE) na Cidade da Praia, após a inauguração da nova sede na capital cabo-verdiana.


O diplomata português José Manuel Pinto Teixeira assegurou que a UE irá continuar "presente" em Cabo Verde, "parceiro importante" de Bruxelas, que "partilha os mesmos valores" e "desafios comuns". "A UE está presente e continuará presente porque Cabo Verde é um parceiro importante, partilha os mesmos valores - somos praticamente vizinhos, atendendo a que temos as regiões ultraperiféricas, pois as Canárias são mesmo aqui ao pé - e temos desafios comuns", salientou. "E Cabo Verde quer enfrentar esses desafios em cooperação com a UE e a UE também poderá melhor fazer com a cooperação de Cabo Verde. É uma parceria para o futuro", sustentou Pinto Teixeira.


Sobre as novas instalações - deixou um pequeno edifício na Achada de Santo António para um outro, bem maior, na zona da Prainha, na Cidade da Praia -, Pinto Teixeira realçou ser essa uma "ansiedade e necessidade" de há muito. "Desde a independência de Cabo Verde (1975) que a UE é o maior parceiro da cooperação, que se tem diversificado em muitas áreas. Temos uma Parceria Especial (desde 2007) e temos agora instalações que são aquilo que era uma ansiedade quer da UE quer do Governo de Cabo Verde", realçou.

Na cerimónia estiveram presentes vários membros do Governo e da oposição de Cabo Verde, bem como empresários locais e diplomatas acreditados no país, entre eles o embaixador de Portugal, Bernardo Homem de Lucena.

Cabo Verde UE União Europeia José Manuel Pinto Teixeira política
Ver comentários