Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Parlamento afasta deputado corrupto

O deputado e ex-ministro trabalhista britânico Denis MacShane será suspenso da Câmara dos Comuns por um ano, por envolvimento num esquema de facturas falsas.
3 de Novembro de 2012 às 01:00
O deputado Denis MacShane
O deputado Denis MacShane FOTO: d.r.

Durante três anos, entre 2005 e 2008, o deputado forjou 19 facturas no valor de 12 900 libras (16 069 euros), verba que utilizou para pagar viagens pela Europa. Além disso, o então ministro, que detinha a pasta da Europa, solicitou milhares de libras destinadas à aquisição de oito computadores, incluindo um portátil, que, depois, entregou a um estagiário.

MacShane chegou mesmo a apresentar por duas vezes a mesma factura, supostamente referente à aquisição de um computador. O Partido Trabalhista, que já suspendeu MacShane com efeitos imediatos, anunciou que a sua carreira parlamentar "terminou". Por seu lado, o deputado reagiu à sua suspensão, mostrando-se "arrependido e triste", tendo restituído o montante indevidamente recebido.

Este caso traz à memória o megaescândalo das despesas abusivas efectuadas por deputados no Reino Unido, que remonta a Maio de 2009 e que foi divulgado pelo jornal britânico ‘Daily Telegraph’.

Denis McShane Câmara dos Comuns deputado escândalo burla corrupção Partido Trabalhista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)