Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Boris Johnson volta a ser derrotado: Parlamento britânico rejeita pela segunda vez eleições antecipadas

Segunda moção do primeiro-ministro no sentido de convocar eleições gerais antecipadas no Reino Unido foi vetada na Câmara dos Comuns rejeitada.
Correio da Manhã 10 de Setembro de 2019 às 00:36
Boris Johnson
Boris Johnson
Boris Johnson
Boris Johnson
Boris Johnson
Boris Johnson

O primeiro-ministro britânico viu ser novamente rejeitada, na Câmara dos Comuns, a sua pretensão de avançar com eleições antecipadas depois de o parlamento ter travado um hard Brexit – uma proposta legislativa promulgada nesta segunda-feira pela Rainha Isabel II, que assim se tornou lei.

Depois de várias horas de debate de urgência, o resultado chegou: 293 deputados apoiaram a moção do primeiro-ministro e 46 votaram contra – mas era necessária uma maioria de dois terços (434 votos) para a moção passar. A abstenção foi, pois, muito elevada.

No passado dia 4 de setembro, aquando da primeira moção para avançar com eleições antecipadas a 15 de outubro, um total de 298 deputados disse "sim" às eleições gerais antecipadas e 56 estiveram pelo "não".

O líder dos Conservadores apresentou esta segunda moção já depois de, esta manhã, a Rainha ter promulgado o projeto de lei que impede um Brexit sem acordo.

Boris Johnson Reino Unido Câmara dos Comuns política
Ver comentários