Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

PARTE DO PESSOAL DA ONU NO IRAQUE EVACUADO

Parte dos 86 funcionários das Nações Unidas destacados no Iraque vão deixar o território, segundo uma decisão do secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
25 de Setembro de 2003 às 17:44
Segundo o porta-voz de Annan, Fred Eckhard, actualmente encontram-se em Bagdad 42 funcionários da ONU, enquanto outros 44 estão destacados no Norte do Iraque. Em declarações à imprensa internacional, o responsável disse que o número de efectivos da ONU em território iraquiano será reduzido nos próximos dias. A decisão foi tomada com base numa recomendação do coordenador de segurança no Iraque.
Eckhard salientou que esta medida reflecte apenas uma 'redução da presença da organização' no Iraque, pelo que 'não é uma evacuação'.
O anúncio desta medida surge horas depois de ser conhecida a morte de Akila Al Hashemi, membro do Conselho de Governo do Iraque. A responsável foi vítima de ferimentos múltiplos sofridos durante um ataque ocorrido no passado sábado.
Recorde-se que a ONU tem vindo a reduzir o número de efctivos da organização destacados no Iraque desde o ataque perpetrado a 19 de Agosto contra a sua sede em Bagdad, que causou a morte a mais de 20 funcionários, entre eles Sérgio Vieira de Mello.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)