Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

PARTIDO DE SUHARTO VENCE LEGISLATIVAS NA INDONÉSIA

O partido Golkar, do antigo presidente Suharto, venceu as eleições legislativas realizadas no passado dia 5 de Abril na Indonésia, com 21,6 por cento dos votos, de acordo com os resultados finais divulgados esta quarta-feira pela Comissão Eleitoral.
5 de Maio de 2004 às 09:29
O partido de Megawati Sukarnoputri foi o grande derrotado das eleições
O partido de Megawati Sukarnoputri foi o grande derrotado das eleições FOTO: d.r.
O grande derrotado das eleições foi o Partido Democrático da Indonésia - Luta (PDI-L), da actual presidente Megawati Sukarnoputri, a segunda força política mais votada, com 18,5 por cento, protagonizando um recuo significativo quando comparado com os 33,7 por cento registados nas legislativas de 1999.
Atrás do Golkar e do PDI-L, ficou o Partido Despertar Nacional, com 10,5 por cento, seguido, no quarto lugar, pelo Partido Unido Para o Desenvolvimento, com 8,15, enquanto o Partido Democrata, na quinta posição, conseguiu 7,5 por cento dos votos.
A derrota significativa sofrida nas urnas e a consequente perda de representatividade do PDI-L no Parlamento vem ameaçar as possibilidades de Sukarnoputri vir a ser reeleita nas eleições presidenciais marcadas para o próximo mês de Julho.
SUHARTO SAI DO HOSPITAL
O antigo presidente indonésio Suharto, que ocupou o cargo durante 32 anos até ser forçado a resignar em 1998, acusado de actos de corrupção, abandonou esta quarta-feira o hospital onde deu entrada há duas semanas, para ser tratado a um problema intestinal.
Actualmente com 83 anos de idade, o antigo ditador indonésio saiu da clínica Pertamina, em Jacarta, numa cadeira de rodas, acompanhado por familiares. Apesar de classificarem a sua doença como crónica, os médicos afirmaram que Suharto não corre perigo de morte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)