Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Passos e Rajoy queixam-se à UE

Palavras de PM grego caíram mal em Lisboa e Madrid.
Ricardo Ramos 2 de Março de 2015 às 08:45
Tsipras (à direita) e Varoufakis têm acusado Lisboa e Madrid de tentarem bloquear acordo
Tsipras (à direita) e Varoufakis têm acusado Lisboa e Madrid de tentarem bloquear acordo FOTO: EPA

Portugal e Espanha enviaram um protesto conjunto à Comissão Europeia e ao Conselho Europeu contra as declarações do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, que no sábado acusou Lisboa e Madrid de tentarem bloquear o acordo entre Atenas e o Eurogrupo.

A iniciativa do protesto ibérico junto das instituições europeias partiu de Lisboa, segundo disse à Lusa fonte do governo espanhol. O jornal ‘El País’ avança que Pedro Passos Coelho terá telefonado no sábado à noite ao homólogo espanhol, Mariano Rajoy, para manifestar o seu desagrado com as palavras "falsas, inauditas e impróprias de um líder europeu".

O primeiro-ministro grego acusou no sábado um "eixo de poderes liderado por Portugal e Espanha" de tentar minar o acordo e "atirar a Grécia para o abismo". "O seu plano era, e é, desgastar-nos, derrubar o nosso governo e levar-nos à rendição antes que o nosso trabalho comece a dar frutos e o exemplo da Grécia afete outros países", afirmou Tsipras.

O governo português não reagiu publicamente à polémica, mas, sábado, o porta-voz do PSD, Marco António Costa, insurgiu-se contra as palavras do PM grego, que instou a "assumir as próprias responsabilidades e a não sacudir a água do capote".

Já ontem, o PM espanhol reagiu no mesmo tom, afirmando que Espanha "não tem culpa das frustrações criadas por Tsipras, que prometeu aos gregos algo que não podia cumprir".

O governo grego tentou ontem sanar a polémica, afirmando que as declarações de Tsipras "foram mal interpretadas". "O governo grego não classifica nenhum país europeu como amigo ou inimigo", garantiu fonte oficial.

Alexis Tsipras Portugal Espanha Pedro Passos Coelho Rajoy UE
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)