Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Paul Ryan na presidência da Câmara dos Representantes

Paul Ryan, de 45 anos, deve suceder a John Boehner.
28 de Outubro de 2015 às 21:10
A designação de Ryan põe um ponto final num mês de confusão no seio do partido maioritário no Congresso
A designação de Ryan põe um ponto final num mês de confusão no seio do partido maioritário no Congresso FOTO: Reuters

Paul Ryan foi designado esta quarta-feira pelo grupo republicano na Câmara dos Representantes candidato do partido para presidir a esta câmara baixa do Congresso dos EUA e centro do seu poder partidário.

Desta forma, Paul Ryan, de 45 anos, deve suceder ao presidente ('speaker') atual, John Boehner, durante a eleição que se vai realizar na Câmara durante o dia de quinta-feira, e tornar-se o líder do partido até ao fim do mandato do Presidente Barack Obama, janeiro de 2017.

A designação de Ryan põe um ponto final num mês de confusão no seio do partido maioritário no Congresso. A sua escolha foi decidida por 200 votos contra 43 atribuídos ao congressista Daniel Webster, segundo outro congressista, Bill Flores, que participou do processo, desenrolado à porta fechada.

O homem que dirigia a Câmara dos Representantes, desde a sua reconquista pelos republicanos em 2010, John Boehner, anunciou em setembro a sua demissão, desgastado por anos de lutas internas com o grupo ultraconservador dos republicanos.

Paul Ryan Câmara dos Representantes Congresso dos EUA John Boehner Barack Obama parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)