Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Pelo menos 15 mortos em bombardeamentos na Síria

Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo nos bombardeamentos do regime sírio sobre a localidade de Souran, na província central de Hama, informaram os grupos da oposição Comités de Coordenação Local e Observatório Sírio de Direitos Humanos.
20 de Maio de 2012 às 17:17

Num comunicado, os comités referem também a existência de um grande número de feridos, na sequência dos ataques sobre esta localidade.

Já o Observatório, que aponta para pelo menos 16 mortes, acrescentou que entre as vítimas há menores de idade e relatou que as forças do Governo efectuaram disparos na localidade após os bombardeamentos.

Também na Síria pelo menos cerca de 20 civis ficaram feridos na localidade de Douma, na periferia de Damasco, onde decorria uma visita de um grupo de observadores das Nações Unidas, que saiu ileso do incidente.

Os peritos internacionais encontravam-se perto do lugar da explosão, pelo que surgiu alguma confusão sobre se a caravana da ONU era o alvo do ataque. No entanto, uma activista síria, que falava à agência Efe sob anonimato, descartou essa possibilidade, referindo que se desconhecia que os especialistas estavam a caminho de Douma.

Sobre as vítimas, disse que há mais de 20 civis feridos, mas que nenhum dos membros da missão da ONU sofreu ferimentos.

Outras cinco pessoas morreram em actos de violência em outras zonas do país, indicou o Observatório, citado pela France Presse, que relatou ainda a realização de manifestações antirregime em diversas zonas da Síria.

No sábado, 23 pessoas morreram em actos de violência em todo o país, revelou a organização.

Mais de 12 mil pessoas, a maioria das quais civis, morreram na Síria desde Março de 2011, quando eclodiu uma revolta contra o regime do Presidente Bashar al-Assad.

síria bombardeamentos explosão bombas souran damasco onu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)