Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Pentágono usou espiões privados

Um alto funcionário do Pentágono terá estabelecido ilegalmente uma rede privada de agentes no Afeganistão e no Paquistão com a missão de ajudarem a localizar e matar militantes. O dinheiro para financiar esta milícia privada era proveniente do orçamento do Pentágono, mas tudo indica que o funcionário terá agido sem o conhecimento dos superiores.
16 de Março de 2010 às 00:30
Paquistão
Paquistão FOTO: Wathiq Khuzaie/EPA

Segundo o jornal ‘The New York Times’, o Departamento de Defesa dos EUA iniciou uma investigação criminal contra Michael D. Furlong, ex-oficial da Força Aérea que trabalha actualmente como funcionário civil na base na Base Aérea de Lackland, no Texas. Isto após terem sido levantadas suspeitas de que ele desviava dinheiro de um programa que se destinava a fornecer aos comandantes militares informações sobre o terreno de guerra.

Furlong usava o dinheiro desviado para contratar os serviços de empresas privadas de segurança – que normalmente empregam ex-agentes da CIA e antigos operacionais das Forças Especiais – às quais confiava a missão de localizar militantes e respectivos campos de treino. As informações eram depois canalizadas para os meios oficiais para serem usadas em operações no Afeganistão e no Paquistão. A contratação de empresas privadas de segurança para serviços de espionagem é ilegal nos EUA, pretendendo agora o Pentágono saber se os superiores de Furlong estavam ao corrente da sua actuação.

APONTAMENTOS

Inaceitável

Fonte governamental diz que nenhuma operação oficial foi comprometida, mas que "nãoé aceitável que freelancersactuem como James Bonds".

"Meus Jason Bournes"

Michael Furlong referia-se aos seus agentes como "os meusJason Bournes", o espião criado pelo escritor Robert Ludlum.

Empresas

A International Media Ventures e a American International Security Corporation estão entre as empresas contratadas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)