Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Pepinos: Foco infeccioso detectado em liceu de Hamburgo

O surto infeccioso com a bactéria EHEC, detectado em pepinos comercializados na Alemanha e oriundos de produtores espanhóis, obrigou hoje a mandar para casa todos os alunos de uma turma de um liceu de Hamburgo, depois de se verificar que havia vários jovens contaminados.
30 de Maio de 2011 às 17:07
bactéria, pepinos, surto, infecção, foco infeccioso, mortes, vítimas, Alemanha, Espanha, escola, Hamburgo, liceu, aluno
bactéria, pepinos, surto, infecção, foco infeccioso, mortes, vítimas, Alemanha, Espanha, escola, Hamburgo, liceu, aluno FOTO: d.r.

Segundo as autoridades sanitárias de Hamburgo, provavelmente um dos  alunos contaminou os outros com a bactéria, que até agora tinha sido detectada  apenas em pepinos importados de Espanha.

Todos os alunos foram mandados para casa até ao final desta semana,  para se proceder à desinfecção das salas de aula. 

A bactéria foi encontrada já em três dos alunos, e outro também apresenta  sintomas de infecção, revelou hoje Rico Schmidt, porta-voz da Direção-Geral  de Saúde de Hamburgo. 

Segundo peritos desta entidade, um dos alunos pode não ter lavado bem  as mãos, depois de ter ido à casa de banho, e ter deixado a bactéria na  maçaneta de uma porta.

Um aluno contraiu mesmo a variante mais perigosa da bactéria, conhecida  por Síndrome Hemolítico Urémico (HUS), que causa graves perturbações intestinais,  dos rins e do sistema nervoso central.

Entretanto, o ministério da saúde da Renânia do Norte Westfália, no  oeste da Alemanha, confirmou o décimo primeiro óbito causado pela EHEC,  uma mulher de 91 anos, de Paderborn, que tinha sido internada com sintomas  da doença. 

Foi a primeira vez que houve uma vítima mortal causada por este surto  infeccioso fora da zona norte do país, onde tem estado centrado o foco infeccioso. 

bactéria pepinos surto infecção foco infeccioso mortes vítimas Alemanha Espanha escola Hamburgo liceu aluno
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)