Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Perde emprego por tirar foto a Obama

No mesmo dia em que andou de elevador com o presidente dos Estados Unidos, acabou despedido. Kenneth Tate pensava que tinha o melhor emprego do mundo.
João Fernandes Silva 17 de Novembro de 2014 às 16:55
Kenneth Tate chegou a fazer uma viagem de elevador com Obama
Kenneth Tate chegou a fazer uma viagem de elevador com Obama FOTO: D.R.

Kenneth Tate, de 47 anos, julgava que tinha conquistado o melhor emprego da sua vida: era segurança no Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD), nos EUA, com um salário de 2800 euros mensais. Atingiu o topo da carreira no dia em que conheceu Barack Obama – e por isso foi despedido.

O segurança foi o escolhido para operar um elevador no CCPD e para acompanhar Obama até à saída do edifício. Empolgado e orgulhoso por ser um afro-americano nascido em Chicago a acompanhar o primeiro Presidente negro dos EUA, no final da visita a propósito do pico do surto ébola, em meados de setembroKenneth fotografou a limusina de Obama, conhecida como "a Besta". A foto foi tirada precisamente no momento em que a comitiva dos Serviços Secretos conduzia o chefe de Estado de volta à viatura oficial.

Os Serviços Secretos não gostaram e os agentes interpelaram de imediato o segurança, obrigando-o a apagar a fotografia. Por fim, fizeram queixa ao patrão de Kenneth Tate. No próprio dia, o segurança foi repreendido pelos chefes e, uma semana depois, acabou despedido. Pelo menos esta é a versão que Tate conta, já que nem o CCPD nem os Serviços Secretos norte-americanos se pronunciaram sobre o assunto.

O homem diz-se injustiçado e afirma que cumpriu sempre as ordens dos seus superiores e dos Serviços Secretos. Refere também que a sua presença no elevador, com o presidente, foi decidida pelo CCPD e que não estava ali por vontade própria, cumpria ordens.

Também o presidente dos Estados Unidos não teceu, até ao momento, quaisquer comentários em relação ao episódio que levou ao despedimento de Tate.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)