Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Pescadores violaram e assassinaram britânica

Uma jovem estudante universitária britânica de 21 anos foi espancada, violada e morta por dois pescadores tailandeses, que já confessaram os crimes. Bualoi Posit, de 23 anos, e Wichai Somkhaoyai, de 24, que ontem foram detidos, confessaram que quando assassinaram Katherine Horton, na ilha de Koh Samui, se encontravam sob o efeito do álcool.
10 de Janeiro de 2006 às 00:00
De acordo com a sua versão, encontravam-se a bordo de um barco de pesca, a uma centena de metros da costa, a ver um filme e a beber. Depois, rumaram, nus, em barris vazios, em direcção à costa, onde encontraram a jovem a caminhar sozinha na praia, falando ao telemóvel.
Foi então que um deles a agarrou pelo pescoço e o outro a agrediu com um taco de golfe. Depois, a jovem foi violada, assassinada e o seu corpo lançado ao mar. Após regressarem ao barco, contaram apenas aos colegas que violaram uma estrangeira. Testemunhos de um casal britânico coincidem com os relatos dos pescadores.
O corpo da jovem foi encontrado, há cerca de uma semana, a flutuar. As análises de ADN entretanto efectuadas na capital tailandesa, Banguecoque, parecem confirmar a veracidade do depoimento dos pescadores. No âmbito das investigações a este caso, a polícia já interrogou mais de 30 pescadores. Caso os dois alegados criminosos, que serão formalmente acusados esta semana, venham a ser declaradosculpados, incorrem na pena de morte.
Refira-se que a vítima, que frequentava a Universidade de Reading, próximo de Londres, encontrava-se de férias na Tailândia com alguns amigos e deveria regressar a casa durante esta semana.
O assassinato e violação da universitária britânica mereceu mesmo uma intervenção pública por parte do primeiro-ministro tailandês, Thaksin Shinawatra, que salientou a importância da captura dos homicidas, acrescentando que a publicidade gerada em torno do caso é prejudicial para a imagem do país e para a sua indústria turística.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)