Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Piloto engana-se no botão e avião cai 152 metros em 18 segundos

Susto levou companhia aérea a tomar "medidas imediatas".
8 de Novembro de 2018 às 20:57
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Avião da Flybe
Um piloto de 60 anos acionou o botão errado da configuração de piloto automático quando pilotava um avião com 44 passageiros e quatro tripulantes a bordo. O engano fez com que o avião da companhia Flybe descesse vertiginosamente 152 metros em direção ao solo em apenas 18 segundos.  

O momento aconteceu logo após a descolagem de Belfast, na Irlanda, e obrigou a companhia aérea a tomar medidas imediatas, segundo avança a emissora britânica BBC.

O relatório da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos, do Reino Unido, explica que tudo aconteceu no dia 11 de janeiro quando o avião, com destino a Glasgow, na Escócia, "inclinou o nariz para baixo" em direção ao solo.

Os elementos da agência alertaram o piloto que corrigiu rapidamente o erro quando o aparelho estava a 283 metros de altitude. O piloto automático estava ativado para uma altitude zero.

Nesse mesmo relatório é descrito que o aparelho atingiu uma velocidade máxima de descida de mais de mil metros por minuto.

Corrigida a rota, o voo prosseguiu normalmente e piloto, passageiros e tripulantes aterraram sãos e salvos no destino previsto.

Segundo a BBC,
relatório afirma que foram tomadas "várias medidas de segurança" pela Flybe desde o incidente, incluindo revisões no treino do simulador e correções à lista de verificação de voo.
Irlanda Flybe BBC Agência de Investigação de Acidentes Aéreos Belfast Glasgow Reino Unido Escócia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)