page view

Piloto estranha "falha em ambos os motores" em tragédia na Índia

Francisco Chaves Soares analisa primeira imagens de acidente aéreo na Índia.

13 de junho de 2025 às 01:30

O piloto português Francisco Chaves Soares analisou para o Correio da Manhã as primeiras imagens do voo da Air India que esta quinta-feira se despenhou em Ahmedabad. O aparelho apresenta "uma atitude de descolagem normal. Não há nada de anormal no avião, nem nos motores", referiu Chaves Soares acrescentando que "não se consegue perceber o que aconteceu".

Após a descolagem a situação é, contudo, diferente. "Nitidamente o avião está a perder potência nos dois motores ao mesmo tempo", referiu o piloto.

Chaves Soares sublinha que esta situação de "falha em ambos os motores" é bastante invulgar, sendo que o último caso que se recorda foi o avião que amarou no rio Hudson, nos Estados Unidos.

A amaragem em que um Airbus A320 pousou de forma segura no rio, em Nova Iorque, ocorreu a 15 de janeiro de 2009. No Voo 1549 da US Airways, que descolou de Nova Iorque (Aeroporto LaGuardia) para Charlotte (Carolina do Norte) todos os 155 passageiros e tripulantes sobreviveram. Na origem do acidente esteve uma colisão com um bando de gansos pouco após a descolagem.

Neste acidente com um Boeing 787,  na Índia, o piloto português e de acordo com as primeiras imagens, afasta a possibilidade de colisão com um bando de aves. "Sairia fumo e labaredas pelos motores", referiu Chaves Soares que insistiu que as imagens permitem concluir que "em vez de subir o avião está a descer". "Não se vê mais nada de anormal", concluiu. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8