Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Pilotos de avião em queda morrem a rezar e a ler instruções

Boeing 737 Max da Lion Air despenhou-se com 189 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.
21 de Março de 2019 às 18:03
Boeing 737 Max 8
Boeing 737 Lion Air
Equipas de resgate indonésias partem buscas por avião da Lion Air
Boeing 737 Max 8
Boeing 737 Lion Air
Equipas de resgate indonésias partem buscas por avião da Lion Air
Boeing 737 Max 8
Boeing 737 Lion Air
Equipas de resgate indonésias partem buscas por avião da Lion Air
O co-piloto do avião Boeing 737 Max 8 que caiu na Indonésia rezou durante o acidente, revelou o registo do gravador de voz do cockpit. Enquanto isso, o piloto procurava uma solução para o problema no manual de instruções.

De acordo com a Reuters, os problemas começaram logo depois de o avião da Lion Air ter descolado. O piloto pediu ao co-piloto que lesse o manual de instruções minutos depois para tentar resolver a situação de descontrolo e perda de altitude, e o mesmo contactou a torre de controlo do tráfego aéreo indicando que havia "um problema no controlo do voo".

O sistema do avião, cuja queda matou as 189 pessoas a bordo, avisava que a aeronave tinha perdido sustentação. O piloto tentou ganhar altitude, mas o computador continuava a empurrar o nariz do avião para baixo, o que se pode dever a um sensor com falhas.

Momentos antes da queda, o capitão decidiu ler ele próprio o manual de instruções, passando os controlos ao co-piloto. Enquanto o capitão estava em silêncio, ouve-se o co-piloto a rezar e a dizer "Allahu Akbar", ou "Alá é grande".

Nos últimos 20 segundos, instalou-se o pânico, afirmou Nurcahyo Utomo, o investigador do acidente. "No fim do voo pareceu que o piloto sentiu que já não conseguia recuperar, depois instalou-se o pânico", relatou.

A queda deste avião tem semelhanças com o acidente da Ethiopian Airlines, em que morreram 157 pessoas. O avião era o mesmo modelo que o da Lion Air.
Boeing Indonésia Alá Reuters Lion Air capitão Nurcahyo Utomo Ethiopian Airlines acidentes e desastres
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)