Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Pinochet encenou enfarte

O general Augusto Pinochet, internado no passado fim-de-semana, devido a um enfarte do miocárdio, está a recuperar bem e deverá sair da Unidade dos Cuidados Intensivos, anunciaram ontem médicos que tratam do antigo líder chileno no Hospital Militar.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
Críticos de Pinochet junto ao hospital onde está internado
Críticos de Pinochet junto ao hospital onde está internado FOTO: Ivan Alvarado/Reuters
A sua rápida recuperação está a despertar suspeitas, com os críticos a questionarem se terá mesmo havido uma crise cardíaca ou se ela terá sido exacerbada.
Hugo Gutiérrez, advogado envolvido em processos contra Pinochet, é um dos que alimentam suspeitas: “Qualquer pessoa com 91 anos, com diabetes e outras doenças, que tivesse sofrido um enfarte do miocárdio e um edema pulmonar estaria morta”, declarou, salientando que falou com especialistas em cardiologia sobre a questão.
Contudo, a equipa médica que trata o general chileno garante que a crise existiu e nega categoricamente que tenha sido exacerbada. Adianta que para a evolução positiva do estado de saúde de Pinochet contribuiu uma intervenção eficiente e oportuna. Refira-se que a recuperação de Pinochet, que chegou a receber a extrema-unção, foi considerada um ‘milagre’ por alguns dos seus familiares.
Não é a primeira vez que se levantam dúvidas sobre o estado de saúde do general, já que este fica doente nos momentos em que enfrenta a Justiça e a estratégia da sua defesa tem sido baseada na debilidade da sua saúde. Em Julho de 2002, o Supremo Tribunal encerrou o julgamento sobre os crimes da ‘Caravana da Morte’ por razões de saúde. Em Junho de 2005, um Tribunal de Apelação tomou a mesma decisão no caso das execuções no âmbito da ‘Operação Condor’.
RECUPERAÇÕES
ATENTADO
Pinochet diz que é vítima de um atentado em 1986, PARALISIA
Após a detenção em Londres e o regresso ao Chile por “razões humanitárias”, Pinochet deixa a cadeira de rodas
ATAQUE
Na semana passada, após a detenção, o general teve uma crise cardíaca. Ontem já estava bem.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)