Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Planeavam ataques biológicos

Uma rede terrorista preparava-se para atacar alvos económicos e de segurança em Marrocos, nomeadamente fazendo explodir navios estrangeiros num porto de Casablanca e instalações turísticas em Agadir, Marraquexe e Essoaouira.
23 de Março de 2007 às 00:00
Os pelo menos 12 terroristas envolvidos neste maquiavélico plano, que previa o recurso a armas biológicas, estavam associados a Abdelfattah Raydi, o bombista suicida que causou uma explosão no passado dia 11 num cibercafé de Casablanca, ferindo quatro pessoas.
“Podemos dizer que foi uma sorte ter acontecido o ataque ao cibercafé, já que foi ele que nos ajudou a frustrar um plano de ataques bombistas em massa”, afirmou numa conferência o ministro do Interior marroquino, Chakib Benmoussa.
Raydi, de 23 anos, entrou no cibercafé acompanhado de Youssef Khoudri, de 18 anos. Morreu ao accionar os explosivos que trazia no corpo, mas Khoudri ficou ferido e foi capturado. Investigadores afirmam que Raydy, que tinha cadastro, teria recrutado pelo menos 30 pessoas, 12 das quais envolvidas no plano. Os bombistas planeavam ataques com um bioproduto da bactéria patogénica do tétano. A polícia deteve pelo menos 24 suspeitos, mas segundo os media marroquinos, há vários a outros ainda a monte.
POLÍCIA DETÉM TRÊS SUSPEITOS EM LONDRES
A polícia britânica deteve ontem três homens por envolvimento nos ataques bombistas de 7 de Julho de 2005, que mataram 52 pessoas em Londres e causaram mais de 700 feridos. Os três suspeitos são acusados de preparar ataques e/ou de instigar actos de terrorismo.
De acordo com o comunicado da Scotland Yard, dois dos suspeitos – um de 23 anos e outro de 30 – foram detidos no aeroporto de Manchester quando se preparavam para embarcar num voo com destino ao Paquistão. O terceiro, de 26 anos, foi detido numa casa em Leeds durante uma operação policial. Todos estão detidos ao abrigo da Lei Antiterrorista de 2000.
Acrescente-se que as autoridades britânicas divulgaram terem realizado buscas a pelo menos cinco residências em Beeston, também na zona de Leeds, a cidade de onde eram provenientes três dos bombistas de 7/07. Foram ainda revistados um andar numa outra zona e um estabelecimento comercial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)