Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Primeiro-ministro do Iraque anuncia vitória sobre jihadistas com libertação de Mossul

"A nossa vitória de hoje é uma vitória sobre a brutalidade e o terrorismo", afirmou.
Lusa 10 de Julho de 2017 às 19:17
Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi
Haider al-Abadi
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou hoje a vitória "sobre a brutalidade e o terrorismo" do grupo 'jihadista' Daesh, com a libertação total de Mossul.

"A nossa vitória de hoje é uma vitória sobre a brutalidade e o terrorismo e anuncio hoje ao mundo inteiro o fim, o fracasso e o colapso do Estado terrorista fictício do Daesh", afirmou o primeiro-ministro, que falava a partir da zona oeste de Mossul.

Depois de a segunda maior cidade do país ter sido recuperada aos 'jihadistas', após meses de combates devastadores que obrigaram à saída de quase um milhão de pessoas, Abadi disse que as prioridades do governo do Iraque são agora "a estabilidade e a reconstrução".

No entanto, já depois destas declarações do primeiro-ministro do Iraque, o grupo Daesh anunciou uma contraofensiva numa "zona libertada" da zona antiga da cidade de Mossul.

Em vários comunicados difundidos pela rede de mensagens 'Telegram' e cuja autenticidade não pôde ainda ser verificada, o Daesh garantiu que "os soldados do califado" atacaram "as posições do Exército e as suas milícias na zona de Al Maidan", no centro histórico de Mossul, libertado no domingo.

Entretanto, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos felicitou as forças armadas iraquianas por terem recuperado Mossul ao Daesh.

O Comando Central dos Estados Unidos disse que "ainda há áreas da cidade velha de Mossul que devem ser limpas para retirar dispositivos explosivos e possíveis combatentes do Daesh que estejam escondidos", mas que as forças iraquianas "têm agora Mossul firmemente sob controlo".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)