Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Polémicas rodeiam candidato

Com gafes sucessivas, Peer Steinbrück vê reduzidas as hipóteses de derrotar Merkel
15 de Setembro de 2013 às 01:00
Gesto em capa da revista chocou a Alemanha
Gesto em capa da revista chocou a Alemanha FOTO: Alfred Steffen/Epa

A uma semana das legislativas do próximo dia 22 na Alemanha, Peer Steinbrück, candidato do SPD e adversário de Angela Merkel, perde fulgor na corrida à chancelaria. Depois da foto polémica em que surge a mostrar o dedo do meio na capa de uma revista, o candidato social-democrata soube ontem quem é o autor de uma chantagem de que foi alvo, que também tem gerado grande controvérsia.

Steinbrück recebeu uma carta anónima ameaçando-o de que se não desistisse das eleições, seriam tornadas públicas alegadas irregularidades, incluindo o ter pagado a uma empregada de limpeza filipina, que contratou de forma ilegal, sem declarar às finanças. O líder do SPD reagiu de imediato, deixou o assunto sob investigação da polícia e declarou que "ninguém chantageia Peer Steinbrück". Ontem, o caso reavivou-se, com a revelação da identidade do chantagista. Trata-se de Herman Udde, ex-diretor dos serviços postais alemães, que atualmente desempenha um cargo destacado na Univ. de Bona.

O semanário alemão que fez a revelação é o mesmo que colocou o adversário de Merkel sob intenso fogo. O ‘Süddeutsche Zeitung’ pôs na capa do suplemento uma foto do candidato do SPD a mostrar o dedo e remeteu para a rubrica em que os entrevistados só fazem gestos, com Steinbrück a fazer o gesto obsceno para responder à questão sobre alcunhas pouco simpáticas. O entrevistado já afirmou que confia no humor dos alemães, mas uma sondagem ontem tornada pública foi implacável: quase dois terços dos alemães desaprovaram o gesto irreverente.

Com a Europa de olhos postos na decisão de 60 milhões de alemães, Merkel surge cada vez mais como favorita para se manter na liderança da Alemanha.

ALEMANHA CANDIDATO POLÉMICA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)