Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Polícia desmantela comando da ETA

A Polícia espanhola deteve esta terça-feira três homens em Pamplona e uma mulher em Valência alegadamente membros de um novo comando da ETA, que estava preparado para levar a cabo atentados em Espanha.
28 de Outubro de 2008 às 10:38
Polícia desmantela comando da ETA
Polícia desmantela comando da ETA FOTO: d.r.

As autoridades prosseguem a operação contra a ETA e fontes oficiais confirmaram que entre os detidos se encontra Aurken Sola Campillo, condenado em 2005 por colaborar com o grupo armado desaparecido “Urbasa”. Os outros presos foram identificados como sendo Araitz Amatriain e o seu companheiro Xabier Rey, e Sergio Boado.

No âmbito da operação desencadeada durante a madrugada, foram também feitas buscas em várias residências, entre as quais as casas de Amatriain e Rey, dos pais de Rey e a casa de família de Aurken Sola.

Foram apreendidos computadores e outro material informático, que farão parte da investigação com o objectivo de apurar quais os planos do grupo. A Polícia detectou também a presença em Navarra de um indivíduo enviado pela organização separatista basca de França.

De acordo com o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, os quatro indivíduos detidos durante a madrugada de hoje tinham na sua posse armas e explosivos, pelo que tudo indica que estariam a "preparar algo".

Ver comentários