Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Polícia desmantela rede que transportava migrantes a 250km/h para escapar à polícia

Cada pessoa rendia entre 2000 a 2500 euros. Era frequente o transporte de 15 migrantes num só veículo.
Correio da Manhã 23 de Julho de 2021 às 13:37
A carregar o vídeo ...
Cada pessoa rendia entre 2000 a 2500 euros. Era frequente o transporte de 15 migrantes num só veículo.

Foi desmantelada uma rede de contrabando de migrantes que atuava um pouco por toda Europa, com o objetivo de transportar as pessoas da Turquia para a Grécia. A operação decorreu no âmbito de uma investigação comandada pela Europol, com a ajuda da Direção-Geral búlgara de Combate ao Crime Organizado, a Polícia Grega e a Polícia Nacional Húngara, revela o comunicado.

O grupo organizado utilizava carros registados na Bulgária e na Geórgia e circulava a mais de 250 quilómetros à hora com os migrantes escondidos no interior, para evitar operações policiais.

Cada migrante poderia render entre 2000 a 2500 euros ao grupo organizado e era frequente o transporte de 15 pessoas de cada vez, escondidas dentro das bagageiras das viaturas, o que resultava em lesões. No total, 442 migrantes foram transportados pela rede.

Na quarta-feira, foram realizadas 15 buscas que resultaram na detenção de 12 suspeitos (seis na Bulgária, cinco na Grécia e um na Hungria), 25 carros apreendidos, 40 telemóveis e dinheiro.

A operação foi iniciada em junho de 2016, com o objetivo de desmantelar redes criminosas envolvidas no tráfico humano e reforçar a segurança em pontos de migração.

Ver comentários