Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Polícia e Congresso pedem ajuda ao FBI

A Polícia Federal e o Congresso Nacional do Brasil vão pedir a ajuda das polícias e de governos de outros países, entre os quais Portugal, para identificarem os autores de remessas de dinheiro feitas para o ‘saco azul’ do Partido dos Trabalhadores através de empresas virtuais e contas recentemente descobertas, algumas em paraísos fiscais. O primeiro a ser accionado será o FBI, a polícia federal norte-americana, a quem a federal brasileira vai contactar formalmente já no início da semana, após consultas informais feitas nos últimos dias.
14 de Agosto de 2005 às 00:00
O Partido do presidente Lula da Silva vai ser investigado no estrangeiro
O Partido do presidente Lula da Silva vai ser investigado no estrangeiro FOTO: Jamil Bittar/Reuters
Esses pedidos de auxílio mostraram--se necessários após a recusa inicial das instituições bancárias envolvidas em dar detalhes das operações sob suspeita. Entre os países onde já foram descobertas empresas e contas supostamente movimentadas por Marcos Valério, o financiador assumido do ‘saco azul’ do partido do governo, estão os Estados Unidos, Inglaterra, Bahamas, Israel e Portugal. É na Zona Franca da Madeira que tem sede o Banco Rural Europa, instituição off-shore de onde saiu parte do dinheiro que pagou a campanha eleitoral que levou Lula ao poder.
Os pedidos de ajuda vão ser concretizados em duas frentes. A Polícia Federal contactará as suas congéneres nesses países e a Interpol, enquanto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) solicitará a cooperação dos governos locais.
ESQUERDA QUER PLEBISCITO
Num outro desdobramento da crise, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL, oposição de esquerda), vai propor a realização de um plebiscito nacional para que a população diga se quer ou não que Lula, cada vez mais envolvido nas denúncias, fique ou não no cargo até final do mandato, em 31 de Dezembro de 2006. A Constituição brasileira não prevê esse tipo de consulta, por isso o PSOL quer apresentar ao Congresso uma Proposta de Emenda Constitucional que crie o plebiscito.
Recorde-se que plebiscitos realizados recentemente tiveram resultados distintos. Na Venezuela, em 2004, o presidente Hugo Chaves venceu e foi mantido no cargo, enquanto na Califórnia (EUA), em 2003, o então governador perdeu e teve que entregar o cargo ao ex-actor Arnold Schwarzenegger.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)