Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Polícia em alerta contra gangs latinos

Os confrontos xenófobos que se registaram no passado fim-de-semana em Alcorcón, um município a sul de Madrid em que 12% dos habitantes são imigrantes, levaram a Polícia a decretar alerta máximo. Desde segunda-feira que foi reforçada a presença policial nas ruas de Alcorcón para evitar uma nova onda de violência, face à cada vez maior proliferação de grupos marginais.
24 de Janeiro de 2007 às 00:00
Tudo começou com uma discussão entre duas adolescentes – uma espanhola e outra mexicana – na passada quinta-feira. No dia seguinte, foram os namorados das jovens – um dominicano e outro boliviano –, que, apoiados por amigos, entraram em confronto. Um outro dominicano tentou, em vão, separá-los. O namorado da espanhola (dominicano) saiu derrotado desta contenda e, enfurecido, juntou dezenas de amigos, na sua maioria espanhóis, e foi confrontar-se com o conterrâneo que tentara separá-los. Nos confrontos que se seguiram, um jovem espanhol que passava por perto foi apunhalado.
No sábado e domingo, centenas de jovens, na sua maioria espanhóis, convocados por SMS por indivíduos da Extrema-direita, foram confrontar-se com grupos latinos da localidade para vingar o ataque ao jovem espanhol. Entre os convocados havia membros de gangs rivais e há quem assegure que estavam os chamados ‘Latin King’. O saldo dos confrontos foi um ferido grave e nove detidos.
A Polícia identificou 1300 jovens com possíveis ligações a gangs latinos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)