Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Polícia turca deteve sírio suspeito de planear ataque suicida

Ameaça de ataque aconteceu na quarta-feira passada.
15 de Dezembro de 2015 às 21:12
O consulado norte-americano em Istambul
O consulado norte-americano em Istambul FOTO: AP

A polícia turca deteve esta terça-feira um cidadão sírio suspeito de planear um ataque suicida no consulado norte-americano em Istambul, segundo informou a agência de notícias local, Anadolu.

A polícia deteve Muhammed Raghil Al Hardani na estação de autocarros na cidade de Kahramanmaras, tendo sido presente a um juiz, que lhe decretou prisão preventiva.

Na quarta-feira passada, o consulado dos Estados Unidos em Istambul suspendeu a sua atividades laboral durante o dia, devido a uma "ameaça de segurança" não especificada, mas relacionada com o grupo extremista Estado Islâmico, como agora se confirmou, segundo a agência de notícias turca.

A polícia procurava desde quarta-feira Al Hardani, suspeito de planear imolar-se no consulado, tendo sido encontrado depois na cidade de Samsun, a cerca de 100 quilómetros da fronteira síria.

Os guardas fronteiriços turcos detiveram na segunda-feira 14 suspeitos de pertencerem ao grupo extremista Estado Islâmico quando tentavam passar da Turquia para a Síria.

Contudo, segundo os órgãos de comunicação locais, essas detenções não parecem estar ligadas à operação policial de hoje.

Turquia consulado Estados Unidos ataque detenção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)