Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Polícias palestinianos bloqueiam estradas de Gaza

Elementos das forças de segurança palestinianas estão este domingo a bloquear várias ruas de Gaza e o principal eixo rodoviário da Faixa de Gaza, no segundo dia consecutivo de protestos pelo pagamento de salários em atraso.
22 de Outubro de 2006 às 12:25
A cidade de Gaza está coberta de colunas de fumo negro, devido à queima de pneus. Os automobilistas estão a procurar estradas alternativas na zona costeira do território e a violência está a aumentar. As autoridades registaram a ocorrência de pelo menos uma morte.
De acordo com os serviços de segurançam, citados pela agência AFP, dezenas de homens leais ao Presidente palestiniano Mahmoud Abbas criaram barreiras na estrada de Salaheddine, o principal eixo rodoviário da região, nas localidades de Maghazi, Boureij e Deir al-Balah. Na cidade de Gaza, cerca de 30 polícias bloqueiam as ruas em torno do Parlamento palestiniano.
Em causa está o pagamento dos salários de cerca de 170 mil funcionários que só foram pagos parcialmente desde a entrada em funções, no final de Março, do governo do Hamas.
Ontem, os mesmos manifestantes bloquearam importantes avenidas da cidade e obrigaram os comerciantes a fechar as suas lojas no centro de Gaza, na véspera do feriado e da festa de Aid al-Fitr (ou Eid el-Fitr), que marca o fim do mês de jejum do Ramadão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)