Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Político espanhol usado pelo FBI

O FBI utilizou uma foto de Gaspar Llamazares, ex-líder do partido espanhol Esquerda Unida (IU) e actual deputado, para elaborar o retrato-robô do homem mais procurado do Mundo, Osama bin Laden. O político vai pedir explicações a Washington, depois de o FBI já ter admitido responsabilidade na utilização da imagem.
17 de Janeiro de 2010 às 00:30
O retrato-robô de Osama bin Laden foi elaborado a partir de uma foto de Gaspar Llamazares
O retrato-robô de Osama bin Laden foi elaborado a partir de uma foto de Gaspar Llamazares FOTO: Hamid Mir/Reuters

Llamazares, que quando soube do sucedido julgou tratar--se de "uma piada", afirma agora que a sua segurança poderá estar em risco e exige explicações a Washington pela utilização da sua imagem. O deputado pondera inclusive intentar uma acção legal, enquanto o seu partido exige que Madrid apresente queixa formal contra os EUA.

Ken Hoffman, porta-voz do FBI, admitiu ao jornal ‘El Mundo’ que foi utilizada uma fotografia de Llamazares aquando da campanha eleitoral de 2004, retirada do Google porque "o especialista não gostou dos rostos que encontrou na base de dados da agência". "O que o nosso artista fez é completamente ilegal, não se pode ‘roubar’ e trabalhar fotos de figuras públicas nacionais ou estrangeiras", admitiu Ken Hoffman.

Recorde-se que o FBI decidiu construir uma nova foto com o que acredita ser actualmente o rosto de Bin Laden, que desde 2007 não surge em público. O retrato-robô, com o líder da al-Qaeda muito mais velho e em duas versões, com e sem barba, surgiu no site oficial do FBI na página dos mais procurados, mas acabou por ser retirado poucas horas depois.

NOVAS IMAGENS DE SUSPEITOS

Sem foto actualizada do líder da al-Qaeda desde 2007, ano em que Bin Laden surgiu num vídeo divulgado pela sua organização, o FBI, que oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares (cerca de 17 milhões de euros) pela sua captura, decidiu elaborar um retrato-robô de um Bin Laden envelhecido. Um alto-responsável da Agência Federal citado pelo ‘The Times’ afirmou que as novas imagens digitais e virtuais (os analistas do FBI estão ainda a elaborar retratos-robô de outros terroristas) publicadas no site do Rewards For Justice (http://www.rewardsforjustice.net) poderão contribuir para tornar mais fácil o reconhecimento e mesmoa identificação de indivíduos referenciados como suspeitos de terrorismo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)