Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Polónia: milhares de pessoas em protesto contra o Governo

Manifestantes saíram à rua para "defender a democracia".
19 de Dezembro de 2015 às 14:40
Manifestante afirmam que Governo dos conservadores do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski ameaça a democracia
Manifestante afirmam que Governo dos conservadores do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski ameaça a democracia FOTO: EPA
Milhares de pessoas saíram este sábado às ruas na Polónia para "defender a democracia", que consideram ameaçada pelo Governo dos conservadores do ex-primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski, no poder há cerca de um mês.

"Nós vamos defender a democracia", "nós vamos defender a Constituição", "nós temos de defender o Tribunal" Constitucional, gritavam em Varsóvia milhares de manifestantes junto do parlamento, no qual o partido de Kaczynski, Justiça e Liberdade (PiS), tem a maioria.

"Nós queremos liberdade e nós iremos bater-nos para a defender", disse Mateusz Kijowski, fundador do Comité da Defesa da Democracia (KOD), um movimento cívico espontâneo criado para se opor às tentativas do PiS de politizar o Tribunal Constitucional.

O KOD organizou manifestações nas grandes cidades, nomeadamente Lublin, Gdansk e Poznan. A televisão pública informou que havia 4.000 manifestante em Pozan, assim como em Gdansk, e cerca de mil em Lublin.

Cerca de um mês depois da chegada dos conservadores ao poder, a Polónia está em plena crise política devido à nomeação dos juízes do Tribunal Constitucional.

A nomeação pelo PiS de cinco juízes suscitou uma vaga de críticas da oposição, dos media e dos cidadãos.

No sábado passado, 50 mil manifestantes marcharam em Varsóvia e, um dia depois, os apoiantes do PiS mostraram também a sua força na capital polaca.
Polónia Governo Jaroslaw Kaczynski Mateusz Kijowski Varsóvia Tribunal Constitucional política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)