Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Portugal e Grécia estabeleceram acordo na área da proteção civil

Eduardo Cabrita disse que esta cooperação vai permitir a "troca de experiências técnicas".
23 de Outubro de 2018 às 16:46
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna
Eduardo Cabrita
Ministro Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna
Eduardo Cabrita
Ministro Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna
Eduardo Cabrita
Ministro Eduardo Cabrita
Portugal e Grécia estabeleceram esta terça-feira um acordo na área da proteção civil, que vai permitir a troca de experiências técnicas e a participação conjunta em exercícios de grande dimensão sobre incêndios florestais, inundações e risco sísmico.

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Administração Interna, que esta terça-feira terminou uma visita de dois dias à Grécia, avançou que os dois países acertaram uma cooperação na área da proteção civil, uma vez que têm "problemas comuns", quer nos incêndios florestais, inundações e risco sísmico.

Eduardo Cabrita disse que esta cooperação vai permitir a "troca de experiências técnicas e preparar a participação conjunta em exercícios de grande dimensão".

"Quando tivermos exercícios em Portugal significativos, como fizemos ao longo deste ano, poderemos ter a participação de entidades da proteção civil grega e também elementos da estrutura da proteção civil portuguesa poderão participar em exercícios na Grécia", sustentou.

O ministro disse que Portugal já participa neste tipo de iniciativas com outros países.

Como exemplo, referiu que esta semana a Autoridade Nacional de Proteção Civil está a participar, na região de Madrid, num grande exercício sobre a prevenção de inundações.

Eduardo Cabrita disse ainda que foi acertado com a Grécia uma outra cooperação na área da segurança, que vai possibilitar o estabelecimento de contactos entre as forças de segurança dos dois países no âmbito policial.

Durante a visita à Grécia, Eduardo Cabrita teve encontros com os ministros gregos da Política de Migrações, do Interior e da Proteção dos Cidadãos, além de ter visitado na ilha de Samos, o contingente da Guarda Nacional Republicana e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, integrados em missão da agência europeia de controlo de fronteiras Frontex.

Eduardo Cabrita visitou ainda o Centro de Coordenação Operacional (ICC -International Coordination Center), no porto de Pireu, e o campo de refugiados de Eleonas, em Atenas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)