Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Marcelo diz que reunião com Bolsonaro foi um "encontro de irmãos"

Presidente da República esteve presente na tomada de posse do 38º presidente do Brasil.
Débora Carvalho 2 de Janeiro de 2019 às 13:31
A carregar o vídeo ...
Marcelo diz que reunião com Bolsonaro foi um "encontro de irmãos"
No primeiro dia como presidente da república, Jair Bolsonaro contou na de agenda oficial com um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de estado foi recebido durante 15 minutos, no Palácio do Planalto, em Brasília. "A reunião foi muito boa, foi formalmente muito boa, foi substancialmente muito boa", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no final do encontro, realizado no Palácio do Planalto.

O Presidente português salientou o "tom fraternal" do encontro: "Como eu disse, e como disse o Presidente Bolsonaro, era uma reunião entre irmãos, e entre irmãos o que há a dizer se diz rápido, como se diz em família, e há uma empatia natural entre povos que facilita fazer passar a mensagem".

À saída, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que se tratou de uma reunião entre irmãos, num tom fraternal, realçando a empatia entre os dois países.

O Presidente da República abordou o tema da comunidade portuguesa no Brasil e reforçou a necessidade de empenho do país na CPLP. Para já, e por motivos de agenda, não está prevista nenhuma visita oficial de Jair Bolsonaro ao país. Essa deslocação poderá acontecer em 2020. 

"Falámos da comunidade portuguesa no Brasil, de gerações muito diferentes. A cooperação económica já existe em domínios como o digital, em energias, incluindo as renováveis. O turismo, o comércio, a comunidade de língua portuguesa em que há uma forte aposta no Brasil. Também se falou da relação da União Europeia e Mercosul, mas Portugal está a fazer o que pode para este acordo ser fechado", disse Marcelo, à saída da reunião. 

Recorde-se que Bolsonaro tomou posse esta terça-feira como 38.º presidente do Brasil.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)