Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

PP obtém maioria absoluta em Espanha

Quando estão escrutinados 83,34 por cento dos votos, o PP obtém 44,42 dos votos e 186 deputados conta os 28,673 por cento do PSOE que perde 59 deputados para 110, o seu pior resultado de sempre.

20 de Novembro de 2011 às 21:47
Rajoy é o grande vencedor deste domingo nas eleições
Rajoy é o grande vencedor deste domingo nas eleições FOTO: EPA

O pior resultado anterior de sempre dos socialistas tinha sido registado  pelo agora vice-presidente da Comissão Europeia, Joaquin Almunia, que em  2000 se ficou pelos 34,16 por cento dos votos e 125 deputados.   

Nessas eleições gerais, o PP, liderado por José Maria Aznar, tinha conseguido a que era, até hoje, a maior vitória do seu partido, com 44,52 por cento dos votos e 183 deputados.  

Os resultados em Espanha são condicionados pelo sistema de atribuição de mandatos, a lei de D'Hondt, que beneficia claramente os partidos nacionalistas, como o catalão CiU, comparativamente a forças nacionais como a IU, terceira força em número de votos, mas que consegue apenas 12 deputados.  

A quinta força política, em termos parlamentares é a coligação da esquerda abertzale (patriótica) basca Amaiur, que seis deputados, seguindo o PNV (Partido Nacionalista Basco) com cinco deputados e a União Progresso e Democracia (UPyD) com três, o mesmo número da Esquerra (Catalunha).  

Com dois deputados está, neste momento, o BNG e com um cada as forças FAC, Compromis, PRC.  

pp espanha eleições rajoy psoe
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)