page view

PR português envia condolências ao Senegal pelas mortes de mais de 40 pessoas em acidente de viação

87 pessoas ficaram feridas depois da colisão entre dois autocarros no Senegal.

09 de janeiro de 2023 às 15:15

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou esta segunda-feira uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Senegal, na sequência da morte de pelo menos 40 pessoas num acidente de viação no fim de semana.

"O Presidente da República enviou uma mensagem de sentidas condolências e de solidariedade ao Presidente do Senegal, Macky Sall, e a todo o povo senegalês, lamentando as trágicas consequências do acidente que envolveu dois autocarros em Gniby, no centro do país, e que resultou na perda de numerosas vidas humanas e vários feridos graves", lê-se numa nota colocada no site da Presidência.

Pelo menos 40 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas na colisão entre dois autocarros no Senegal, de acordo com as autoridades locais.

O número de mortos foi confirmado pelo Presidente senegalês, Macky Sall, que declarou luto de três dias a partir de hoje, segundo a agência de notícias Europa Press.

O chefe de Estado senegalês afirmou, na rede social Twitter, que na segunda-feira realizará um conselho interministerial "para tomar medidas firmes em matéria de segurança rodoviária e transporte público de passageiros".

De acordo com a Brigada Nacional de bombeiros, citada pela agência de notícias AFP, 87 pessoas ficaram feridas no acidente.

Os meios de comunicação senegaleses estimam entre 70 e 115 pessoas, segundo fontes do meios de comunicação Sene News e ActuDakar, citados pela Europa Press.

O acidente ocorreu na madrugada de domingo, às 03:15 locais (01:15 em Lisboa), perto da cidade de Kaffrine, cerca de 250 quilómetros a sudeste da capital Dacar, segundo um comunicado de imprensa da Brigada Nacional de Bombeiros.

As vítimas foram transportadas para o hospital de Kaffrine, os restos dos autocarros foram retirados e a estrada reaberta ao trânsito, segundo os bombeiros. O governador da região e o autarca de Kaffrine foram até ao local do acidente.

Este foi o acidente mais mortal no Senegal nos últimos anos.

Na semana passada, pelo menos catorze pessoas morreram e 73 ficaram feridas numa colisão entre dois autocarros em Yamoussoukro (centro) e 18 pessoas morreram num acidente entre dois veículos no norte da Nigéria.

Os acidentes com autocarros são frequentes em África, devido à má manutenção das viaturas e a estradas em más condições, mas também a erros na condução dos veículos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8