Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

PR de Taiwan apela a militares para "defenderem democracia"

Afirmação durante uma visita a base militar em Hualien, na zona este da ilha.
29 de Maio de 2016 às 10:40
Tsai Ing-wen tomou posse a 20 de maio, sendo a primeira mulher no comando da ilha
Tsai Ing-wen tomou posse a 20 de maio, sendo a primeira mulher no comando da ilha FOTO: RITCHIE B. TONGO/EPA
A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu este domingo aos militares para "fazer avançar a reforma", "defender a pátria" e "proteger a democracia e a liberdade", durante uma visita a uma base militar em Hualien, na zona este da ilha.

Dada a ameaça militar da China, que não renunciou ao uso da força para conseguir a unificação com a ilha, Tsai Ing-wen prometeu "recursos suficientes para apoiar" o avanço dos militares.

A presidente da ilha tomou posse a 20 de maio, sendo a primeira mulher no comando da ilha e que não consentiu declarar que Taiwan é parte da China, como pedem as autoridades comunistas chinesas, o que, segundo os especialistas, aumentou a tensão no Estreito de Taiwan.

Durante a campanha eleitoral, Tsai Ing-wen prometeu intensificar a investigação, e o desenvolvimento da indústria militar, e produzir na ilha mais armamento avançado, com tecnologia própria e importada.

O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou, na passada quinta-feira, um plano para criar uma unidade de guerra cibernética, que complemente os três exércitos, dada a crescente importância da guerra eletrónica e informática.

Este "quarto exército" vai reforçar a capacidade de dissuasão e de ataque com estratégias de guerra assimétrica, afirmou o ministro da Defesa insular, Feng Shih-Kuan, na quinta-feira. no parlamento.

Taiwan e China mantêm uma paz armada, com um crescente desequilíbrio no poder militar a favor da China, mas com promessas de apoio dos Estados Unidos a Taiwan em situações de ataque da China.
Presidente de Taiwan Tsai Ing-wen Taiwan Taiwan defesa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)