Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

PRESIDENTE AFEGÃO SOFRE SUSTO EM CAMPANHA

O presidente Hamid Karzai foi esta quinta-feira obrigado a cancelar uma viagem integrada no programa da sua campanha eleitoral à província de Gardez, no sudeste do Afeganistão, depois de ter sido disparado um ‘rocket’ que caiu a apenas 300 metros do local onde o helicóptero em que viajava se preparava para aterrar. Apesar do susto, não se registaram feridos, sendo que Karzai regressou de imediato à capital afegã, Cabul.
16 de Setembro de 2004 às 14:12
O aparelho em que o presidente afegão se deslocava, cedido pelo Exército norte-americano, preparava-se para aterrar em Gardez, 160 quilómetros a sul de Cabul, quando ocorreu o incidente. De acordo com o porta-voz presidencial, Jawed Ludin, as autoridades policiais estão já a investigar o sucedido, acrescentando que ainda é prematuro anunciar quem foram os autores do ataque e quais as suas motivações.
Hamid Karzai, nomeado presidente do Afeganistão após a intervenção armada liderada pelos EUA para derrubar o regime extremista dos Taliban que protegia Osama bin Laden e a sua organização terrorista Al-Qaeda escapou já, em Setembro de 2002, a uma tentativa de assassínio, na qual morreram três pessoas. Desde então, raramente é visto em público e quando tem de deslocar-se é sempre acompanhado por uma escolta norte-americana.
Nos últimas meses, o Afeganistão tem sido o palco de violentos ataques protagonizados por guerrilheiros taliban, que procuram perturbar a realização das primeiras eleições presidenciais directas realizadas no país, marcadas para o próximo dia 9 de Outubro, nas quais Karzai enfrenta 17 rivais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)