Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Presidente angolano João Lourenço condecora ornalista Rafael Marques

Ativista distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção.
Lusa 7 de Novembro de 2019 às 20:07
João Lourenço
Presidente de Angola, João Lourenço
João Lourenço, presidente de Angola
João Lourenço
Presidente de Angola, João Lourenço
João Lourenço, presidente de Angola
João Lourenço
Presidente de Angola, João Lourenço
João Lourenço, presidente de Angola
O jornalista e ativista Rafael Marques foi uma das 70 personalidades e instituições condecoradas esta quinta-feira pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, tendo sido distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção.

Segundo o portal oficial da Presidência angolana foram atribuídas três classes de condecoração (Ordem da Independência, a Ordem do Mérito Civil, e a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social) no âmbito do aniversário da Independência, que o país celebra no próximo dia 11.

Os distinguidos "são personalidades reconhecidas pela pátria com percursos destacados enquanto nacionalistas e angolanos que se bateram de modo valente contra o colonialismo, lutaram pela independência e pela construção do Estado angolano".

Rafael Marques, de 48 anos, opositor de longa data do regime de Luanda, recebeu uma medalha de mérito pela sua participação "pertinente e decisiva para o esforço de construção de Angola".

Além do ativista foram distinguidas personalidades como os empresários Carlos Cunha e Rui Santos, o músico Eduardo Paim, o jornalista Sousa Jamba, a bióloga Adjany Costa, e a campeã africana de xadrez Luzia Pires, relatou a imprensa angolana.

O jornalista e ativista foi condenado várias vezes por ter denunciado escândalos do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que deixou o poder em 2017, após 38 anos no cargo.

O seu sucessor, João Lourenço, prometeu libertar o país da corrupção generalizada atribuída ao regime do anterior chefe de Estado e aos seus familiares e amigos.
João Lourenço Rafael Marques Angola política crime lei e justiça crime económico corrupção
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)