Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Presidente do Afeganistão visita Europa

O Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desloca-se esta semana à Europa para assinar acordos de cooperação com Itália, França e Reino Unido, anunciou esta terça-feira, em comunicado, a presidência afegã.
24 de Janeiro de 2012 às 17:45
Hamid Karzai, presidente do Afeganistão
Hamid Karzai, presidente do Afeganistão FOTO: Omar Sobhani/Reuters

O chefe de Estado afegão deixou hoje Cabul para uma visita oficial ao Turquemenistão, onde discutirá com o seu homólogo Gurbanguly Berdymukhamedov questões "de interesse mútuo e a cooperação bilateral alargada".  

Segue depois para Itália onde tem previstos encontros com o primeiro-ministro Mario Monti e com a assinatura de um "acordo de parceria a longo prazo".  

Em Paris, Hamid Karzai assinará na próxima sexta-feira "um importante tratado de parceria estratégica", encontrar-se-á com Nicolas Sarkozy e participará numa recepção em sua honra dada pelo presidente da Assembleia Nacional, Bernard Accoyer, de acordo com o comunicado.  

A presidência afegã indicou ainda que na sexta-feira à noite Karzai  já estará em Londres para "assinar um documento de cooperação a longo prazo  entre o Afeganistão e o Reino Unido" com o primeiro-ministro britânico David  Cameron.  

Hamid Karzai será acompanhado pelos seus ministros dos Negócios Estrangeiros,  Zalmay Rasul, e das Minas, Wahiidullah Shahrani.  

 

Política Afeganistão Hamid Karzai Cooperação Europa Presidente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)