Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Presidente palestiniano anuncia formação de governo

O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou este sábado a formação de um governo de união nacional ainda este mês, num discurso proferido em Ramallah, na Cisjordânia, para assinalar o segundo ano sobre a morte de Yasser Arafat.
11 de Novembro de 2006 às 15:57
Abbas, que discursava perante milhares de palestinianos, revelou que já foram feitos “grandes progressos” para a formação de um governo de unidade “que pode abrir horizontes para uma solução política para acabar para sempre com a ocupação” israelita.
O líder palestiniano referiu também que já existem “avanços consideráveis entre o movimento Fatah e o Hamas, que ajudarão a resolver a crise política e económica e o levantamento do embargo internacional”. Abbas acrescentou ainda que “não haverá segurança nem paz sob a ocupação e a colonização” israelita.
Esta foi a primeira vez nos últimos meses que o presidente palestiniano se mostrou optimista em relação à formação de um governo de unidade nacional capaz de tirar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia da crise em que se encontram, e que ameaça provocar o desmoronamento da sociedade palestina.
Recorde-se que a Faixa de Gaza e a Cisjordância estão submersas numa grave crise económica desde que a União Europeia e os EUA suspenderam as ajudas económicas à Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) aquando da chegada ao poder do governo do Hamas.
Ver comentários