Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Presidente recusa demitir-se após tentativa de censura a jornal

Christian Wulff, presidente da Alemanha, recusa demitir-se do cargo, depois de ter tentado censurar o jornal 'Bild', apesar dos insistentes pedidos dos partidos da oposição.
5 de Janeiro de 2012 às 10:23
Christian Wulff, presidente da Alemanha
Christian Wulff, presidente da Alemanha FOTO: Reuters

Wulff tentou impedir que o jornal ‘Bild’ publicasse uma notícia a dar conta de um empréstimo de meio milhão de euros contraído com taxas preferenciais para a compra de uma casa.

Confrontado pelo jornal, para saber em que circunstâncias tinha obtido o empréstimo e porque razão o tinha ocultado ao parlamento regional da Baviera, em 2008, quando ainda era governador daquele estado federado, o actual presidente germânico reagiu mal e ligou para o director do órgão de comunicação social tentado dissuadi-lo de publicar a notícia.

Segundo a imprensa alemã, terá feito o mesmo junto de Matthias Doepfner, chefe da editora do jornal, a Springer, e da acionista maioritária, Frieda Springer, sempre sem sucesso.

Embora tenha reconhecido publicamente que cometeu "erros", o presidente alemão não admitiu a tentativa de censura e garantiu que não vai apresentar o pedido demissão.

Wulfff presidente Alemanha Bild demissão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)