page view

Presidente turco defende mais esforços para Israel cumprir cessar-fogo

Recep Tayyip Erdogan acredita que é necessária "pressão diplomática apropriada", não excluíndo a proibição da venda de armamento a Israel.

24 de outubro de 2025 às 12:29

O Presidente turco defendeu esta sexta-feira que os Estados Unidos e outros países devem fazer maiores esforços para garantir que Israel cumpre o cessar-fogo na Faixa de Gaza, admitindo a aplicação de sanções.

Para Recep Tayyip Erdogan, em declarações ao jornal turco Cumhuriyet, é necessária "pressão diplomática apropriada", não excluindo, além da aplicação de sanções, a proibição da venda de armamento a Israel.

O chefe de Estado turco disse também, que Ancara está a "fazer tudo" para garantir o cessar-fogo em Gaza sustentando que o Hamas, que controla o enclave palestiniano, está a cumprir o acordo.

"Israel, no entanto, continua a violar o cessar-fogo", acusou Erdogan.

Assim, para o Presidente da Turquia "a comunidade internacional", e especialmente os Estados Unidos, devem fazer maiores esforços para garantir o cumprimento integral por parte de Israel.

Erdogan disse ainda que "Gaza vai recuperar" e enfatizou que o acesso à ajuda humanitária é fundamental reiterando que a Turquia está a preparar-se para satisfazer as necessidades do enclave costeiro no sentido da reconstrução do território.

Apesar do cessar-fogo atingido após a mediação dos Estados Unidos, Qatar, Egito e Turquia, o acordo tem sido sistematicamente violado, verificando-se acusações de ambas as partes: Israel e Hamas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8