Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Presidente chinês pede atenção para problemas de Macau

As palavras de Xi Jinping referem-se ao encontro de sexta-feira entre o líder chinês e o chefe do Executivo de Macau.
27 de Dezembro de 2014 às 08:05
"O presidente Xi Jinping espera que o novo Governo tenha mais atenção em relação aos problemas da sociedade"
'O presidente Xi Jinping espera que o novo Governo tenha mais atenção em relação aos problemas da sociedade' FOTO: Jason Lee/Reuters

O presidente chinês, Xi Jinping, manifestou o desejo de que o novo Governo de Macau "tenha mais atenção" aos problemas da sociedade e que administre a cidade de acordo com a lei.

As palavras de Xi Jinping foram reveladas em nota oficial do Governo de Macau e referem-se ao encontro de sexta-feira entre o líder chinês e o chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On, que esteve em Pequim para fazer o balanço do ano.

"O presidente Xi Jinping espera que o novo Governo tenha mais atenção em relação aos problemas da sociedade e que administre Macau em conformidade com a lei, bem como eleve o nível de governação, tendo como base as experiências anteriores", lê-se na nota oficial.

Na nota oficial não são especificados em concreto quaisquer problemas sociais eventualmente referidos por Xi Jinping, mas Chui Sai On prometeu que o Executivo irá "continuar a rever os mecanismos de longo prazo, como por exemplo, habitação, saúde, segurança social, educação, transporte".

No encontro com Chui Sai On, Xi Jinping deu também "muita importância" ao desenvolvimento de longo prazo de Macau, "incluindo a estabilidade e o ritmo da diversificação económica".

O chefe de Estado chinês espera que através da criação do Centro Mundial de Turismo e Lazer e da plataforma de serviços comerciais entre a China e os países de língua portuguesa, possa ser reforçada a cooperação regional e a formação de talentos, com vista a resolver o problema de limitação das condições".

Xi Jinping presidente China Macau
Ver comentários