Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Presidente ucraniano quer controlo de Donetsk

Petro Poroshenko, o presidente ucraniano designou um "governador-geral" para retomar o controlo de Donetsk.
10 de Outubro de 2014 às 22:36
Presidente ucraniano, Petro Poroshenko
Presidente ucraniano, Petro Poroshenko FOTO: Mikola Lazarenko/EPA

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, designou esta sexta-feira um "governador-geral" para tentar retomar o controlo da região separatista pró-russa de Donetsk, onde os combates prosseguem, apesar da assinatura de um cessar-fogo em setembro passado.

O general Olexandre Kikhtenko, 58 anos, ex-comandante das tropas do Ministério do Interior, substitui Serguiï Tarouta, 59 anos, um empresário natural da região e designado para este posto para terminar com a rebelião separatista pró-russa. 


No entanto, Tarouta não conseguiu travar a insurreição separatista, que evoluiu para um conflito com mais de 3.600 mortos, segundo a ONU, para além de ter criticado a estratégia de Poroshenko. "General e governador, eis o que é necessário para o Donbass", para restabelecer "a ordem e a segurança", explicou o Presidente ucraniano, que se deslocou ao leste do país. 


O general Olexandre Kikhtenko destacou-se em 2005, após conseguir reduzir a criminalidade nas regiões de Donetsk e Trasncarpátia (oeste) ao deslocar 11 mil homens das tropas do ministério do Interior. 

Petro Poroshenko Donetsk
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)