Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

PRIMEIRA MISSÃO APÓS DESASTRE DO ‘COLUMBIA’

Um astronauta norte-americano e um cosmonauta russo partiram este sábado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para a Estação Espacial Internacional (EEI), naquela que é a primeira missão tripulada desde o desastre com o vaivém “Columbia”, no passado dia 1 de Fevereiro, que custou a vida a seis astronautas norte-americanos e um israelita.
26 de Abril de 2003 às 14:19
PRIMEIRA MISSÃO APÓS DESASTRE DO ‘COLUMBIA’
PRIMEIRA MISSÃO APÓS DESASTRE DO ‘COLUMBIA’
O norte-americano Edward Lu, de 39 anos, e o russo Yuri Malenchenko, de 41, vão passar seis meses a bordo da EEI, onde vão substituir os seus actuais tripulantes, que deveriam ter regressado à Terra em Março último, mas acabaram por ver a sua estadia no Espaço prolongada devido à tragédia do “Columbia”, que levou à suspensão dos voos espaciais.
A actual tripulação da EEI, composta pelos astronautas Kenneth Bowersox e Donald Pettit e pelo cosmonauta Nikolai Budarin, está previsto regressar à Terra no próximo dia 4 de Maio, a bordo da nave Soyuz, lançada hoje. As agências espaciais norte-americana (NASA) e russa decidiram enviar apenas dois elementos para a EEI afim de economizarem mantimentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)