Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Primeira vitória para Mitt Romney

O actual favorito à nomeação como candidato presidencial republicano às presidenciais de Novembro triunfou no Iowa, cujo ‘caucus’ marcou o arranque das primárias do partido. Mitt Romney venceu, mas não foi o único triunfador da noite, pois Rick Santorum, desconhecido até há escassas semanas, ficou a oito votos.

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
Romney não perdeu tempo após a vitória no Iowa e viajou para New Hampshire com a mulher
Romney não perdeu tempo após a vitória no Iowa e viajou para New Hampshire com a mulher FOTO: Brian Snyder/Reuters

Romney, antigo governador do Massachusetts, mostrou-se satisfeito, mas alertou: "Sei que os ataques vão ser mais intensos e chegar a um ritmo acelerado."

Santorum, por seu lado, agradeceu a Deus, aos filhos e à sua mulher pelo apoio prestado. Sobre os resultados, disse: "Temos partido. Este é o primeiro passo para recuperarmos o país."

Embora vencedor, com 24,6%, o ex-governador teve menos votos naquele estado rural do que em 2008, e não teria batido Santorum (24,5%) não fosse a dispersão do eleitorado mais conservador pelos restantes candidatos.

Não muito distante ficou igualmente Ron Paul. O veterano congressista do Texas alcançou 21% e assegurou a sobrevivência numa corrida que já tem pelo menos uma desistência. Newt Gingrich, líder nas sondagens até há pouco tempo, foi quarto, com 13%, mas promete continuar para vingar as calúnias de que foi alvo por parte de Mitt Romney em anúncios de campanha na TV. n *Com agências

DESAIRE DEIXA BACHMANN FORA DA CORRIDA

O ‘caucus’ do Iowa foi a primeira etapa da longa corrida à nomeação presidencial republicana, mas já fez uma baixa. Michele Bachmann, com 5% dos votos, anunciou a desistência. "O po-vo do Iowa falou com clareza e por isso decidi retirar-me", afirmou a congressista, depois de se ver ignorada pela população do seu estado natal. Entretanto, o senador John McCain, candidato republicano em 2008, anunciou apoio a Mitt Romney, favorito à nomeação para conquistar a presidência a Barack Obama, em Novembro.

MITT ROMNEY CANDIDATO PRESIDENCIAL EUA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)