Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Primeiro casamento gay em França

Cerimónia celebrada com fortes medidas de segurança.
29 de Maio de 2013 às 17:01

Dois homens dizem o ‘sim', esta quarta-feira, às 16h30, na cidade francesa de Montpellier. Trata-se do casamento entre pessoas do mesmo sexo neste país, que se realiza sobre fortes medidas de segurança.

Vincent Autin e Bruno Boileau, juntos há seis anos, celebram esta tarde os votos matrimoniais, na histórica cidade francesa, momento testemunhado pelos familiares, amigos e por todos aqueles que queiram presenciar o acontecimento.

A cerimónia que ia ser transmitida em direto, através de ecrãs gigantes, na praça da cidade, foi cancelada por questões de segurança. Apesar disso, quem quiser ver o enlace em direto vai poder faze-lo através da internet.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo, aprovado pelo Governo de François Hollande, com o ‘não' dos conservadores, católicos e da extrema-direita, continua a provocar uma grande divisão em França.

Só no domingo, pelo menos 150 mil pessoas ocuparam as ruas de Paris, no que foi o último grande protesto desde a aprovação das novas leis que permitem o casamento homossexual, manifestação que acabou com a polícia a carregar sobre centenas de pessoas.

Os opositores da nova lei anunciaram a pretensão de se manifestar hoje durante a cerimónia, o que fez com que se tomassem fortes medidas de segurança. Na cidade de Montpellie vão estar cerca de uma centena de agentes, para assegurar que o enlace ocorra sem nenhum problema.

casamento homossexual França segurança
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)