Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Primeiro julgamento de apoiantes de Kadhafi começou hoje

O primeiro julgamento de apoiantes do antigo regime líbio de Muammar Kadhafi começou este domingo num tribunal militar em Benghazi, leste do país, com 41 pessoas acusadas de terem colaborado contra a revolução líbia.
5 de Fevereiro de 2012 às 13:05
Imagem retirada de um vídeo amador, de 21 de Outubro de 2011, que mostra o momento da captura de Kadhafi
Imagem retirada de um vídeo amador, de 21 de Outubro de 2011, que mostra o momento da captura de Kadhafi FOTO: Reuters

"Abrimos o primeiro julgamento relacionado com a revolução de 17 de Fevereiro", declarou o juiz Ali Hamdi no início da audiência pública. A defesa, composta por quinze advogados, contestou a realização do julgamento num tribunal militar, alegando que a grande maioria dos acusados são civis.

Os apoiantes de Kadhafi são acusados designadamente de "apoiar o antigo regime contra a revolução líbia" desencadeada a 17 de Fevereiro, de formar "um grupo com o objectivo de cometer actos criminosos" e de ajudar os detidos a evadir-se da prisão onde estavam.

Posteriormente, o tribunal decidiu adiar o processo para 15 de Fevereiro, a pedido da defesa. Os acusados foram detidos no final de Julho em Benghazi depois de um ataque dos antigos rebeldes líbios contra um grupo de apoiantes do antigo regime, do qual resultaram 15 mortos, incluindo quatro rebeldes.

Kadhafi julgamento tribunal militar regime apoiantes Benghazi Líbia
Ver comentários