Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
3
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Principal opositor de Putin desaparecido há vários dias

Desaparecimento ocorre no início do período de campanha para as eleições presidenciais.
Correio da Manhã 11 de Dezembro de 2023 às 16:33
Alexei Navalny
Alexei Navalny FOTO: Yulia Morozova/Reuters
O político da oposição russa Alexei Navalny está desaparecido depois de ter sido retirado da colónia penal IK-6 na região de Vladimir, a leste de Moscovo, avançam aliados de Navalny, segundo a Reuters.

Os colaboradores de Navalny têm estado a preparar-se para a possível transferência para uma colónia de regime mais severo, depois de ter sido condenado em agosto a mais 19 anos de prisão, para além dos 11 anos e meio que já cumpria.

A porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, disse que o pessoal das instalações IK-6 em Melekhovo tinha dito ao seu advogado, que o aguardava no exterior da prisão a 6 de dezembro, que o líder da oposição já não se encontrava entre os reclusos. "Recusam-se a dizer para onde o levaram", declarou a advogada na rede social X.

O desaparecimento ocorre no início do período de campanha para as eleições presidenciais, nas quais Vladimir Putin confirmou na sexta-feira que se candidataria a um novo mandato de seis anos.

A Casa Branca, citada pela Reuters, mostrou-se profundamente preocupada com as recentes novidades do paradeiro de Navalny.
Prisão Política Alexei Navalny Vladimir Moscovo Reuters
Ver comentários
C-Studio