Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Príncipe vai pilotar ‘Apache’

O príncipe Harry de Inglaterra chegou ontem de madrugada ao Afeganistão, onde vai cumprir uma missão de combate de quatro meses aos comandos de um helicóptero de ataque ‘Apache’, uma das principais armas da NATO no combate à guerrilha taliban.
9 de Setembro de 2012 às 01:00
PRÍNCIPE, HARRY, REINO UNIDO, AFEGANISTÃO, EXÉRCITO, HELICÓPTERO, APACHE
PRÍNCIPE, HARRY, REINO UNIDO, AFEGANISTÃO, EXÉRCITO, HELICÓPTERO, APACHE FOTO: John Stillwell/Reuters

Harry, de 27 anos, ficarásediado em Camp Bastion, Helmand, a maior base militar britânica no Afeganistão. Esta é a segunda missão de Harry no Afeganistão, depois de ter estado no terreno em 2008 como apontador avançado, responsável por indicar alvos para a aviação. Essa missão, que deveria ter sido secreta, foi interrompida ao fim de dez semanas, depois de a sua presença no país ter sido revelada pela imprensa. Em 2010, iniciou um curso de especialização de 18 meses como piloto de helicópteros ‘Apache’, tendo-se formado como co-piloto e responsável pelos sistemas de armas daquele que é considerado como ‘tanque aéreo’, pelo seu poder de fogo.

No Afeganistão, os ‘Apache’ desempenham missões cruciais para a NATO, como apoio aéreo às forças terrestres, escolta de Forças Especiais, vigilância ereconhecimento avançado do terreno.

BOMBISTA ADOLESCENTE MATA EM CABUL

Um bombista suicida de apenas 14 anos fez-se ontem explodir junto ao quartel-general da ISAF, a força da NATO no Afeganistão, em Cabul, matando seis civis, incluindo 4 crianças, e ferindo cinco outros. A explosão ocorreu na ‘Zona Verde’, onde se localiza a maioria das embaixadas, e entre as vítimas estão crianças e jovens que habitualmente se juntam perto do quartel para vender artigos aos soldados. Os taliban reivindicaram o atentado, mas negaram ter utilizado um adolescente.

PRÍNCIPE HARRY REINO UNIDO AFEGANISTÃO EXÉRCITO HELICÓPTERO APACHE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)