Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Príncipe em farda nazi

O príncipe Harry apresentou quarta-feira as suas desculpas depois da publicação, na primeira página do tablóide britânico ‘The Sun’, de uma fotografia mostrando-o em uniforme de soldado nazi, de cigarro e copo na mão, tirada numa festa de fatos de fantasia, anunciou a família real.
13 de Janeiro de 2005 às 18:12
"Estou verdadeiramente desolado se ofendi ou envergonhei alguém. Foi uma má escolha pelo que apresento as minhas desculpas", declarou o príncipe, de 20 anos, num comunicado divulgado hoje por um porta-voz da casa real.
O 'flash' irritou uma associação de judeus britânica que classificou a atitude do neto da Rainha Elisabete II como algo de muito mau gosto já que no próximo dia 27 de Janeiro se comemora o 60º aniversário da libertação de refugiados de Auschwitz. "Tratou-se de um acto vergonhoso e de insensibilidade não só para com os soldados deste país que deram a sua vida pelo combate ao Nazismo bem como todas as vítimas do Holocausto", afirmou o rabi Marvin Hier.
Também o Ministro dos Negócios Estangeiros de Israel, Sylvan Shalon, mostrou a sua intolerância para com o uso de quaisquer símbolos nazis. Para o diplomata este acto poderá despoletar o sentimento de que aquela época de genocídio não fora assim tão terrível.
O Dia de Memória pelas vítimas do Holocausto será assinalado com um convite da rainha a todos os sobreviventes e veteranos britânicos da Segunda Grande Guerra, para uma recepção no Palácio de St. James.
TENDÊNCIA PARA ESCÂNDALOS
O deslize ‘nazi’ acrescenta-se a um rol de muitos outros protagonizados por Harry, como o de Outubro, onde aparentemente embriagado agrediu um fotógrafo à saída de uma discoteca em Londres; ou quando foi surpreendido a fumar marijuana aos 17 anos e a beber até à exaustão.
Para afastar a má imagem, recentemente, a televisão mostrou a face positiva do príncipe, num documentário sobre o trabalho que fez com crianças com sida, no Lesoto; ou quando foi fotografado com William a empacotar material para as vítimas do tsunami na Ásia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)